Suinocultura

Acqua Regis®

 

Fumigação utilizando Íons e Ozônio. Diga adeus ao formol!

Até bem pouco tempo, não existia nenhum produto substituto para o formaldeído, ou apenas formol.

Acqua Regis®

Acqua Regis®

É fato inegável que a eficiência do formaldeído como agente desinfetante é incomparável, mas o seu uso contínuo acarretam em problemas sérios de saúde nos colaboradores que se expõem a ele por muito tempo.

A exposição ao formaldeído aumenta o risco de câncer de faringe, nasofaringe e cérebro em anatomistas e patologistas, além de causar também dermatites e reações alérgicas.

Os efeitos locais parecem apresentar um papel mais importante comparativamente com os efeitos sistêmicos, devido a sua reatividade e rápido metabolismo nas células da pele, trato gastrointestinal e pulmões. Além disso, pode causar dermatites, irritação dos olhos, irritação respiratória e edema pulmonar. Portanto, o formaldeído tem propriedades carcinogênicas e o contato direto e prolongado causa danos sérios ao organismo além de poder levar à morte.

Caráter carcinogênico do formol

Em 2006, foi comprovado o caráter carcinogênico do formaldeído graças a estudos realizados em animais pela IARC - Agência Internacional de Pesquisa do Câncer. A exposição por contato direto, ingestão ou inalação podem gerar dermatites de contato, irritação nos olhos, deficiências respiratórias e gastrointestinais, podendo evoluir para formas neoplásicas, como o aumento no risco de leucemia identificado em patologistas e embalsamadores.

O uso de EPIs é imprescindível para manipulação deste aldeído, sendo necessário tomar medidas cabíveis caso haja contato direto deste com a pele.

Mesmo com o número reduzido de publicações referentes aos efeitos tóxicos do formaldeído, é possível comprovar que este pode gerar inúmeros problemas às pessoas expostas por períodos prolongados, como colaboradores de granjas, Incubatórios e outros locais onde o formol é utilizado como agente germicida ou desinfetante.

Irritações no trato respiratório de macacos revelaram degeneração precoce e leve metaplasia escamosa em toda via aérea, que é também observada que a proliferação celular em animais expostos aumentou 18 vezes em relação ao grupo controle, aumentando assim a chance de neoplasias.

Existe algo que possa substituir o formol com eficiência e segurança?

Sim, agora existe, e a Acqua Regis® é pioneira nessa tecnologia!

Um equipamento de geração de agentes descontaminantes amigáveis ao homem, animais e ao meio ambiente, denominado SaniAir®, foi desenvolvido pela Acqua Regis®.

Embarcado no equipamento estão as duas tecnologias à base de plasma frio, consideradas até o momento como as mais eficientes para esse fim, sendo Plasma Íons e Plasma de ozônio.

Acqua Regis®

O que é o Plasma?

O plasma é um dos quatro estados fundamentais da matéria. Trata-se de um gás qualquer que teve os seus elétrons arrancados devido a um grande aumento de energia. Todos os gases que recebem quantidades suficientemente grandes de energia podem ter os seus átomos e moléculas ionizados, ou seja, ter os seus elétrons distanciados a ponto de eles deixarem de sofrer uma grande atração elétrica aos seus núcleos atômicos.

O plasma comporta-se portanto, como uma “nuvem” de prótons, nêutrons e elétrons livres, diferentemente dos gases que são formados por átomos e moléculas neutras. Além disso, as partículas de carga elétrica positiva (prótons) e negativa (elétrons) do plasma atraem-se mutuamente, mas não são capazes de se ligarem, devido à grande velocidade e agitação térmica comuns a esse estado da matéria.

A geração de íons ou ânions, bem como a fabricação dos geradores de ozônio não são novidades no mercado, mas o grande segredo não está no que é gerado, mas sim como, em qual volume e em que tempo.

A simples associação dessas tecnologias não consegue gerar um resultado que consiga sobrepor a eficiência do formaldeído, mas o saber fazer, sim!

SaniAir Plasma® 

Acqua Regis®

Acqua Regis®

Acqua Regis®

Acqua Regis®

De fácil instalação e manutenção

SaniAir Plasma® , pode ser instalado em substituição aos queimadores de formol, bastando apenas substituir o queimador de formol por ele.

Seu funcionamento é igual ao do formol, respeitando o tempo de fumigação e exaustão já programado para o sistema de queima do formol.

Sua manutenção é simples. SaniAir Plasma® , precisa apenas de uma manutenção simples, sendo a limpeza do filtro de ar.

A Acqua Regis® , disponibiliza os equipamentos SaniAir Plasma®  por meio de locação, não sendo necessário investimento para a sua aquisição e uso. Consulte-nos

Benefícios da substituição do Formol por SaniAir Plasma® :

  • sem custo de aquisição (zero CAPEX);
  • eficiente contra vírus, bactérias, mofos e fungos;
  • baixo consumo de energia (15 a 30 watts dependendo da potência aplicada);
  • não tem consumíveis (autogerador);
  • não gera produtos tóxicos residuais;
  • não provoca doenças;
  • fácil instalação;
  • fácil manutenção.

 + que um desinfetante, Thyper S-50 PD® é uma tecnologia avançada de desinfecção e sanitização

Acqua Regis®

Manter os cuidados com higienização e desinfecção dos locais de criação de suínos é primordial para se obter os resultados de conversão desejados.

Seguindo o PLD – Programa de Limpeza e Desinfecção, o uso de produtos químicos desinfetantes nessas etapas é obrigatório, pois sem eles não é possível manter o controle sobre os agentes contaminantes. Assim, usar o desinfetante adequado para limpar o local é essencial e mais importante ainda é usar produtos que sejam adequados para a produção, ou seja, de uso profissional.

Produtos de limpeza que não são direcionados para limpar as baias onde ficam os animais podem, conter substâncias que prejudicam a saúde deles. Por isso, usar desinfetante de uso residencial ou comercial é um risco que não se deve correr.

Acqua Regis®

Os produtos convencionais utilizados para esse fim, são basicamente formulados a partir de cloreto de benzalcônio, glutaraldeído ou amônia quaternária.

Esses agentes ativos, são de última geração e conseguem atingir os seus alvos com eficiência, mas não conseguem produzir uma ação de amplo espectro, ou seja, um único produto atacar todos os alvos necessários.

As tecnologias estão sempre em frequentes mutações, ou para deixar mais claro em pleno aprimoramento e evolução.

A alta eficiência do Peróxido de Hidrogênio e da Prata Coloidal, "já são conhecidas".

A pesquisa proporciona o formulação de novos produtos, eficientes e seguros!

Uma nova tecnologia foi criada a partir de pesquisas científicas de balanceamento e estabilização da prata coloidal e o peróxido de hidrogênio de forma combinada. Dominada essa estabilização sem a utilização de ácidos, um novo agente bactericida de amplo espectro foi criado sendo denominado Thyper S-50 PD®.

Como Thyper S-50 PD®  funciona?

Embora o peróxido de hidrogênio e a prata tenham limitações de desinfecção quando aplicados de forma isolada, a combinação sinérgica dos dois elementos produz um biocida de alta eficiência e amplo espectro. Trata-se da combinação ideal entre estabilidade e reatividade.

A aplicação com peróxido de hidrogênio não traz grande eficácia contra bactérias porque estes microrganismos podem secretar a enzina catalaze (também conhecida como hidroperoxidase), que forma um escudo reagente próprio e impede que ele atinja a membrana celular e destrua a bactéria.

É neste mecanismo de ação que entram os colóides de prata.

A prata emite energia eletrostática que desestabiliza o escudo de defesa da bactéria (enzima catalaze), permitindo que o peróxido de hidrogênio ataque a membrana celular e a destrua.

O mesmo processo ocorre no interior de tubulações, de forma que Thyper S-50 PD® oferece as propriedades físico-químicas necessárias para a remoção do biofilme.

Temos com isso, um produto de amplo espectro capaz de atacar vírus, bactérias, mofos e outros agentes contaminantes ou infecciosos utilizando apenas um produto.

Thyper S-50 PD® cria uma barreira residual de longo prazo

Thyper S-50 PD® é 100% seguro para os animais, homem e meio ambiente e pode ser aplicado na desinfecção de qualquer superfície como:

  • pátios em concreto ou barro
  • pisos;
  • equipamentos;
  • utensílios;
  • silos metálicos;
  • cortinas;
  • forros;
  • pilares de concreto ou madeira;
  • bebedouros;
  • comedouros;
  • placas de nebulização etc.,

e ainda:

  • Pode ser aplicado na lavação dos animais (suínos, bovinos e outros, e na água de aspersão ou nebulização ou;
  • Água de dessedentação de animais ou consumo humano.

Conheça o sistema de tratamento de água desenvolvido pela Acqua Regis®, que associa Thyper S-50 PD® à outras tecnologias para esse fim - PWUVS®

Acqua Regis®

 

Qual a importânica da qualidade da água na suinocultura?

Acqua Regis®

A água é considerada como um dos alimentos mais importantes para a produção de suínos. Sem ela, em quantidade e qualidade adequadas, não há como produzir bem, estando provado há muito tempo que não se pode pensar em uma produção sustentável sem uma boa gestão da água, na produção animal.

Para a disponibilidade de água de boa qualidade aos suínos, deve-se tomar cuidados desde o momento da captação até a dessedentação.

Não existe legislação específica que determine os padrões de potabilidade de água para a dessedentação animal,no entanto, ela deve ser potável, sem a presença de coliformes fecais, matéria orgânica, bactérias ou substâncias tóxicas.

Neste contexto, a água deve atender os requisitos mínimos de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano, através da Portaria Nº 2914, de 12 de dezembro de 2011.

Atenção para a qualidade da água!

É indispensável realizar análises da qualidade da água periodicamente. Recomenda-se que a periodicidade seja anual.

Dependendo da saúde, hábito alimentar e desempenho zootécnico dos animais, estas análises podem ser feitas num espaço de tempo menor.

A análise deverá observar se as seguintes propriedades da água estão de acordo:

  • pH;
  • Sólidos dissolvidos;
  • Dureza;
  • Coliformes e indicadores de contaminação biológica.

Os fatores que podem afetar a qualidade da água e a saúde dos animais que a consomem podem ser agrupados em:

  • indicadores biológicos;
  • fatores físicos (temperatura, turbidez e cor);
  • fatores químicos (pH e dureza, principalmente Ca e Mg;
  • condutividade elétrica e oxigênio dissolvido.

Dependendo da fonte de água, quando ela apresenta problemas constantes de turbidez por exemplo, recomenda-se que seja feito um processo de filtragem. Assim, o tratamento químico posterior não será comprometido. 

Os sistemas de filtrações disponíveis para esse fim, não conseguem satisfazer as necessidades devido as suas limitações tecnológicas, uma vez que o sistema mais utilizado é o de filtração por cartucho.

Acqua Regis®

Esses sistemas, na sua maioria, não conseguem reter partículas menores de 5 micras, possibilitando a passagem de micro partículas causadoras da formação de biofilmes, além de necessitarem de manutenção de curto prazo por meio de retrolavagem, e, saturação do filtro cartucho em pouco tempo.

É sabido que água com concentração de cloro acima de um padrão aceitável pelos suínos, é fator negativo para a taxa de conversão.

Inovação Acqua Regis - PWUVS

Acqua Regis®

A Acqua Regis, conhecendo as dificuldades de manejo do sistema de cloração habitualmente utilizado nessas culturas, sendo a cloração por pastilhas de tricloro em dispenser diretamente na entrada de água dos reservatórios, e os resultados não eficientes gerados, desenvolveu a sistema PWUVS, que garante qualidade de água com estabilidade.

 

Acqua Regis®

Nosso conceito para a utilização do sistema PWUVS é simples, porém diferente dos sistema convencionais.

A água captada na fonte, é bombeada para a caixa de reserva. Na entrada da caixa é instalado o sistema PWUVS que irá:

  • Fase 1 - Filtração eficiente - Filtrar a água bruta utilizando a mídia filtrante (PureFlow Filter) que removerá partículas de até 1 micron (0,001 mm);
  • Fase 2 - Esterilização - A água filtrada é conduzida para um modulo de esterilização ultravioleta "desenvolvido pela Acqua Regis", de alta potência com revestimento de nanotecnologia à base de prata;
  • Fase 3 - Dosagem de agente residual de desinfecção - Na água esterilizada, é dosado um produto exclusivo da Acqua Regis (Thyper S50-PD), que irá promover a manutenção da água limpa e esterilizada por toda a rede de abastecimento até os galpões e posteriormente ao consumo pelos suínos. Esse produto, consegue manter as tubulações limpas, sem formação de biofilmes, sendo 100% amigável e inerte aos animais e aos colaboradores que a consumirem.

Operação e manutenção do sistema PWUVS

O sistema PWUVS, foi desenvolvimento pensando na minimização de atuação do integrado ou seus colaboradores, atuando de forma automática a esterilização e dosagem do agente residual de desinfecção.

O sistema de filtração, é a única parte que necessita de intervenção manual, devendo ocorrer semanalmente, ou em intervalos menores de acordo com a intensidade de chuva no ponto de captação da água. Essa intervenção é feita pela troca de posição da válvula do sistema de filtração (denominado retrolavagem) que irá conduzir a água em ciclo contrário promovendo a limpeza das mídias filtrantes, descartando as sujidades. O tempo de retrolavagem é de 3 a 8 minutos.

Características do sistema PWUVS:

  • Sistema modular projetado para vazões de 1 a 100m³/hora;
  • Consumo de energia de apenas 130 watts;
  • Montado em skid metálico pintado, revestido por chapa de ACM;
  • Mídia filtrante com vida útil de até 3000 cilos de retrolavagem (dependendo da qualidade da água captada).
  • Lâmpadas ultravioleta com vida útil de até 11.000 horas;
  • Baixo consumo de agente residual de desinfecção.

Dispensa o processo de ultracloração para quebra de biofilmes na rede.

O sistema PWUVS, além de tratar a água de dessedentação, em períodos de intervalo de lotes "Vazio Sanitário", pode se transformar em um gerador de água para desinfecção a ser aplicado durante o processo de higienização e desinfecção do galpão. Basta regular a bomba dosadora do agente residual de desinfecção, de acordo com o manual de operação.

Thyper S50-PD não agride os materiais dos bebedouros, tubulações ou outros tipos de materiais.

Thyper S50-PD®

Tecnologia de desinfecção e sanitização à base de coloides de prata ativada com peróxido de hidrogênio estabilizado


As indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêuticas e de laticínios estão expostas à diversas contaminações, seja com microrganismos deteriorantes ou patógenos, desde o recebimento de produtos e sua estocagem, até as linhas produtivas e de embalagem, devido à disponibilidade de matéria orgânica e inorgânica.

Os produtos industrializados correm o risco constante de contaminações por agentes patogênicos, e esta contaminação pode ser nociva ao ser humano ou a qualquer usuário do produto.

Os consumidores têm o direito de esperar que os produtos que consomem sejam seguros e de alta qualidade, especialmente no tocante às contaminações.

Todas as superfícies, equipamentos, utensílios e materiais que estão em contato direto ou indireto com os produtos são focos de contaminação e devem ser higienizados.

Thyper S-50 PD® (Professional Disinfection) é um desinfetante líquido ideal para diversos tipos de aplicações na indústria de processamento de alimentos, bebidas e afins. A higiene tem um papel essencial no processamento, preparação e consumo dos produtos.

Thyper S50-PD® - Coloides de Prata Ativada com Peróxido de Hidrogênio Estabilizado

Thyper® é uma moderna combinação de Colóides de Prata Ativa com Peróxido de Hidrogênio Theyper estabilizado, que pode ser aplicado em diversos segmentos, graças a uma formulação que une estabilidade e segurança. Sua composição única é segura para as pessoas e para o meio ambiente, proporcionando uma alternativa ideal aos produtos baseados em halogêneos - flúor, cloro, bromo, iodo, aldeidos, fenóis, compostos de amônia quaternária, dentre outros.

Benefícios de Thyper S-50 PD®:

  • Elevada eficácia no combate à patógenos
  • Elevada eficácia na remoção do biofilme
  • Não gera nenhum resíduo tóxico ou perigoso
  • Dispensa enxague após aplicação, na maioria dos casos
  • É 100% biodegradável
  • Não tóxico e pH neutro depois de dosado
  • Inodoro, sem sabor e sem cor depois de dosado

Como Thyper S-50 PD® funciona?

Embora o peróxido de hidrogênio e a prata tenham limitações de desinfecção quando aplicados isoladamente, a combinação sinérgica dos dois elementos produz um biocida de alta eficiência. Trata-se da combinação ideal entre estabilidade e reatividade.

A aplicação com peróxido de hidrogênio não traz grande eficácia contra bactérias porque estes microrganismos podem secretar a enzina catalase (também conhecida como hidroperoxidase), que forma um escudo reagente próprio e impede que ele atinja a membrana celular e destrua a bactéria.

É neste mecanismo de ação que entram os colóides de prata. A prata emite energia eletrostática que desestabiliza o escudo de defesa da bactéria (enzima catalase), permitindo que o peróxido de hidrogênio ataque a membrana celular e a destrua.

O mesmo processo ocorre no interior de tubulações, de forma que Thyper® oferece as propriedades físico-químicas necessárias para a remoção do Biofilme.

Theyper Theyper Theyper Theyper Theyper Theyper

Testes de segurança e eficácia de Thyper S50-PD®

Thyper S-50 PD® é um poderoso biocida que, mesmo em alta concentração de diluição (10%), não apresentou riscos à saúde, conforme conclusões dos seguintes estudos:

  • Não classificado como irritante para a pele, pois a média das graduações cutâneas foi menor que os valores estabelecidos pelo GHS, 2003 para classificação, conforme Estudo de Irritação e Corrosão Cutânea RE. 413.0039.16, de 02/Ago/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 404 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2015).
  • DL50 oral superior a 2000 mg/kg de peso corpóreo, conforme Avaliação da Toxicidade oral Aguda RE. 413.0039.16, de 11/jul/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 423 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2001).
  • Não classificado como irritante para os olhos, pois a média das graduações oculares foi menor que os valores estabelecidos pelo GHS, 2003 para classificação, conforme Teste de Irritabilidade e Corrosão Ocular RE. 421.0041.16, de 08/Ago/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 405 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2012).

Quanto à eficácia no combate a patógenos, além dos organismos de Avaliação da Atividade Antimicrobiana exigidas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns outros testes conduzidos por Patrocinadores Independentes são apresentados abaixo:

Teste de avaliação Thyper S50-PD® como desinfetante de água

Ensaios realizados por FREITAG Laboratórios
Ensaio Determinação da Atividade antimicrobiana reducional (Time Kill Test) pela técnica de suspensão e plaqueamento.
CEPA ATCC Carga microbiana inicial Diluição % 10 min 1 hr 24 hrs 6 dias 12 dias

Staphylococcus aureus ATCC 25923 CRM 0360

4,4 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Escherichia coli ATCC 25922 CRM 0335

3,4 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Citrobacter freundii ATCC 43864 CRM 0229

1,2 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0
Concusão:

  • Os resultados obtidos foram discriminados como Conformes e/ou Eficientes, pois não houve crescimento dos microrganismos perante as diluições e períodos de incubações testados. Não foi utilizado fator de redução logarítmica, devido à ausência de crescimento dos microrganismos.
  • O produto está apto para a comercialização levando em consideração as diluições utilizadas neste estudo.
  • A determinação da eficiência antimicrobiana compete ao produto analisado de composição, embalagem, lote e condições de processamento analisado no estudo.
  • Os resultados se aplicam somente às amostras recebidas para análise.

Teste de avaliação Thyper S50-PD® como desinfetante de superfícies

Ensaios realizados por FREITAG Laboratórios
Ensaio Determinação da Atividade antimicrobiana reducional (Time Kill Test) pela técnica de suspensão e plaqueamento.
CEPA ATCC Carga microbiana inicial Diluição % 5 min 10 min 15 min 6 dias 12 dias

Escherichia coli ATCC 25922 CRM 0335

5,5 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Salmonella spp ATCC 13076 CRM 0345

4,2 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Listeria monocytogenes ATCC 19111 CRM 0277

5,1 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Salmonella typhimurium ATCC 14028 CRM 0363

4,5 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0
Concusão:

  • Os resultados obtidos foram discriminados como Conformes e/ou Eficientes, pois não houve crescimento dos microrganismos perante as diluições e períodos de incubações testados. Não foi utilizado fator de redução logarítmica, devido à ausência de crescimento dos microrganismos.
  • O produto está apto para a comercialização levando em consideração as diluições utilizadas neste estudo.
  • A determinação da eficiência antimicrobiana compete ao produto analisado de composição, embalagem, lote e condições de processamento analisado no estudo.
  • Os resultados se aplicam somente às amostras recebidas para análise.