Agricultura

Acqua Regis®

 

A importância do sistema de filtração de água para irrigação

Acqua Regis®

Acqua Regis®

A instalação de um sistema de filtração de água a ser utilizada em sistemas de irrigação é de grande importância para a preservação dos equipamentos de gotejamento por aspersão e microaspersão. 

Partículas e impurezas frequentemente encontradas nas águas captadas, se depositam nas paredes das tubulações, conexões e nos bicos de gotejamento. Essa sujidade depositada em toda rede de irrigação, a curto prazo já começa a comprometer a eficiência do sistema como um todo, pois as plantações necessitam de um suprimento contínuo de água para conseguirem os resultados desejados. 

Além da sujidade proveniente das fontes de água, outras partículas também são encontradas, como por exemplo fertilizantes mal diluídos ou outros produtos dosados na água de irrigação.

Essas partículas causam o entupimento e a incrustação dos bicos de gotejamento, exigindo uma manutenção constante em todo o sistema para evitar prejuízos no desenvolvimento das plantas.

Filtros diversos são utilizados para esse fim, sendo o mais utilizado, o sistema de filtração por discos fixos.

Acqua Regis®

Esse sistema de filtração resulta numa boa eficiência, mas é limitado quanto a capacidade de filtração de partículas pequenas, responsáveis pela formação de biofilmes e necessitam de manutenção constante. 

Para assegurar que os componentes do sistema de irrigação estejam livres de resíduos e impurezas, o sistema de filtração deve ser eficiente mantendo um fornecimento de água constante, necessitando de manutenções mínimas no sistema.

Filtro de água para irrigação de alta eficiência

Na busca por uma solução de alta eficiência para essa necessidade, a Acqua Regis® desenvolveu um sistema de filtração com características muito diferenciadas dos equipamentos ofertados no mercado.

Acqua Regis®

Acqua Regis®

Formada por um sistema de filtração de alta eficiência que remove partículas de até 1 micron (0,001mm), com tempo de vida útil superior a 5 anos, que possibilita até 3000 ciclos de retrolavagem, PWUVS® é a solução ideal para o fornecimento de água de ótima qualidade.

Acqua Regis®

A aplicação de PWUVS® é modular, e de fácil aplicação em redes de irrigação já existentes como também em novos projetos, podendo ser aplicado em sistemas de pequena, média e grandes vazões.

3 modelos de PWUVS® são oferecidos para atender a sua necessidade sendo:

  • Filtração (Pureflow Filter®).
  • Filtração + Esterilização por ultravioleta.
  • Filtração + Esterilização por ultravioleta + Dosagem de agente residual de descontaminação (Thyper S50-PD).

A Acqua Regis® pode lhe auxiliar na melhoria do seu sistema de irrigação e na elaboração do seu novo projeto. Consulte-nos

Veja alguns exemplos de eficiência do sistema PWUVS®.

Acqua Regis® 

Remoção de algas - água de lagoa - Parque Ramiro Ruediger - Blumenau-SC

 

Acqua Regis®

 

Oxigênio enriquecido (O3 – Ozônio/OH- Radicais Hidroxilas) encapsulados por micro e nanobolhas para a degradação de resíduos agrotóxicos e conservação de frutas, legumes e verduras para a melhoria e preservação da qualidade do produto, como também o aumento do tempo de prateleira (shelf life).

Acqua Regis®

A necessidade de se produzir alimentos de qualidade tem crescido de forma vertiginosa nos últimos anos, sendo observado em função disso, um aumento das áreas cultivadas pela agricultura, e por consequência um aumento no uso de insumos agrícolas para controle de pragas, aumento da produtividade, bem como na preservação do alimento até o seu consumo.

O uso indiscriminado desses insumos (fertilizantes, agrotóxicos e promotores de crescimento) e a não observância dos períodos de carência destes, têm ocasionado a contaminação dos alimentos e consequentemente, a ingestão de resíduos dessas substâncias por humanos e animais.

A maioria dos países possuem legislação e órgãos que regulamentam a quantidade máxima de resíduos permitidos em alimentos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pelo estabelecimento desses limites máximos em alimentos comercializados.

Para monitorar a qualidade de alguns alimentos, foi criado pela ANVISA, em 2001, o Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Esse programa publica desde então relatórios informativos sobre a qualidade de alimentos (frutas, hortaliças e grãos) consumidos no país. Segundo os relatórios publicados pelo PARA, alguns alimentos têm mostrado níveis de contaminação com agrotóxicos acima dos limites máximos permitidos pela legislação brasileira.

Acqua Regis®

Isso ocorre porque a dissipação do agrotóxico no campo não foi suficiente. Além disso, tem sido detectada a presença de resíduos de princípios ativos não autorizados para determinadas culturas. O uso indiscriminado de agrotóxicos e a não observância dos períodos de carência faz com que alguns ingredientes ativos sejam detectados em concentrações acima do limite máximo de resíduo (LMR) em diversos alimentos.

O correto é remover esses resíduos dos alimentos o mais breve possível após a colheita, mas essa tarefa não é simples.

Lavar as frutas e hortaliças com água corrente ou por imersão em água e/ou soluções aquosas contendo diferentes substâncias, não garante a remoção e inertização desses resíduos, no máximo, o que ocorrerá será a diminuição das quantidades residuais.

Outros processos também são utilizados para tentar minimizar esse problema, como o descascamento, cozimento, secagem, moagem, fermentação etc., mas é necessário um controle rígido durante os processos para se atingir a eficiência esperada, cuidando para que não haja uma contaminação por contato.

Em países onde novas tecnologias estão sendo empregadas para a redução ou até mesmo para a inertização dos insumos agrícolas, os resultados já são conhecidos, obtendo-se um produto de melhor qualidade, mais seguro e com maior tempo de vida de prateleira (aumento do shelf life).

A tecnologia mais utilizada, é a de lavação dos alimentos água ozonizada.

A grande vantagem do ozônio é que ao reagir ou degradar agrotóxicos não deixa resíduos nos alimentos.

Agrotóxico – Ingrediente Ativo Eficiência do Ozônio na Remoção do Agrotóxico - Interpretação - CONAMA n° 357

A tabela abaixo mostra a eficiência do ozônio na remoção dos agrotóxicos.

Agrotóxico % de remoção   Resultado
Priori xtra (200g/l azoxistrobina+80g/L ciproconazol) 99,96% Atende
Lannate (215 g/L methomyl)  99,95%  Atende
Endosulfan nortox (350g/L endosulfan) 99,71% Atende
Certero (480g/L triflumurun) 99,79% Atende
Roundup wg (720g/kg Glifosate 99,86% Atende
DMA (806g/L 2,4-D) 99,87% Atende 
Cipermetrina Nortox (250g/L cipermetrina) 99,61%  Atende
Glicerina (adjuvante)  98,03%  Atende
Carben (500g/L carbendazin) 99,98% Atende
Eminent (125g/L tetraconazale) 98,40% Atende
Mospilan (200g/kg acetamiprid)) 99,95%  Atende
Math (50g/L lufenuron) 99,79% Atende
Mentox (600g/L parathion metílico) 99,13% Atende
Gamit (500g/L clomazone) 93,10% Atende
Trifluralina nortox gold (450g/L trifluralina) 97,64% Atende
Diuron nortox (800g/L diuron)  99,15% Atende
Dual gold (960g/L s-metolacloro)  99,98% Atende
Karatezeon (250 g/L lambda cyhalotrin)  96,80% Atende

Buscando alternativas tecnológicas que possibilitassem a melhoria de eficiência do processo, a Acqua Regis® desenvolveu o sistema AcquaOx® que associa a melhor tecnologia de geração de ozônio e a tecnologia própria da Acqua Regis® de geração de micro e nanobolhas, o NanOx®.

A união das tecnologias para a geração de resultados.

AcquaOX® é um sistema de geração de água oxidativa que utiliza o oxigênio enriquecido O3(Ozônio) como agente de produção de OH- (Radiais Hidroxilas). O gás é encapsulado pelas micro e nanobolhas sendo transferido para a água com alta eficiência.

As micro e nanobolhas geradas por NanOx®, possuem a característica de facilitar os processos de limpeza devido à grande carga negativa que as envolvem. Carregando as nanobolhas com gás ozônio, é gerado um agente de oxidação superior a qualquer outro já conhecido.

Acqua Regis®

As micro e nanobolhas são atraídas para as superfícies e as bolhas entram em colapso (perdem sua tensão superficial) liberando o ozônio convertido em OH- muito próximo às áreas de contato. Pela proximidade o poder de oxidação é muito elevado e momentâneo, tornando mais eficiente por atuar de forma pontual.

O sistema AcquaOx® é construído de forma modular, utilizando a tecnologia mais avançada do mundo para conversão de O2(Oxigênio) em O3(Ozônio), sendo os módulos Plasma Block. Veja aqui mais sobre a tecnologia AcquaOx.

Acqua Regis®

Acqua Regis®

O sistema pode ser projetado para pequenas, médias ou grandes vazões possibilitando a geração de água oxidativa de forma pontual utilizando equipamentos móveis ou em uma central fixa de geração, capaz de gerar volumes para a sanitização em grandes processos.

O agente de desinfecção gerado por AcquaOx®, não tem vida longa retornando ao seu estado natural O2 (Oxigênio) em poucos minutos após a sua aplicação. AcquaOx® não agride os materiais dos equipamentos ou dos utensílios aumentando a vida útil, preservando a aparência natural dos materiais aplicados na fabricação deles.

AcquaOx® é uma nova e revolucionária tecnologia capaz de inativar resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos!

Diferenciais de AcquaOx®

  • Eficiência superior aos produtos químicos;
  • Sistema modular podendo ser móvel ou fixo;
  • Não utiliza consumíveis;
  • Baixo consumo de energia;
  • Dispensa água quente gerando economia direta na caldeira;
  • 100% seguro;
  • Não gera agentes residuais no efluente;
  • Não agride materiais;
  • Amigável ao meio ambiente.

 

Acqua Regis®

 

Aumento de produtividade na agricultura pelo aumento da oxigenação da água de irrigação utilizando micro e nanobolhas

A importância do oxigênio dissolvido na agricultura.

Água de boa qualidade com alto teor de oxigênio dissolvido é crucial para o sucesso da agricultura. O benefício mais significativo é a estimulação de organismos aeróbios benéficos.

A maioria desses microrganismos benéficos que vivem dentro e ao redor da rizosfera de uma planta, só vão se desenvolver e reproduzir em um ambiente rico em oxigênio.

Baixa taxa de oxigênio dissolvido na água, cria um efeito negativo à medida que os organismos benéficos morrem, dando condições para que organismos patogênicos anaeróbicos apareçam.

Quase todas as doenças patogênicas relacionadas à rizosfera das plantas são anaeróbicas e podem ser evitadas com o fornecimento de níveis suficientes de oxigênio dissolvido na água.

Outro benefício da água com ótima oxigenação, é a regulação e alta disponibilidade de certos nutrientes.

Crie condições ideais para o crescimento

Implantar um sistema capaz de elevar a taxa de oxigênio, não é uma tarefa fácil, pois os sistemas disponíveis para esse fim, são de alto custo e baixa eficiência, até do desenvolvimento do NanOx®.

A tecnologia NanOx® desenvolvida pela Acqua Regis, cria essa condição de oxigenação na água por meio de micro e nanobolhas, disponibilizando um volume de oxigênio livre como também uma reserva de oxigênio carregada no interior das micro e nanobolhas.

Dessa forma, o oxigênio consegue atingir as raízes das plantas com maior eficiência propriciando o fortalecimento pelo aumento da quantidade, expessura e qualidade das mesmas.

Acqua Regis® Acqua Regis®

Esse fortalecimento, gera resultados significativos pela redução de custos com fertilizantes e defensivos agrícolas.

Em sistemas de hidroponia a diminuição de biofilmes nas cutículas das raízes, que dificultam a absorção de água e nutrientes, proporcionando a formação de algas e patógenos como Pythium e Phytophthora desestabilizando a saúde e o crescimento das plantas.

Acqua Regis®

 

 

Entenda a tecnologia NanOx®Saiba mais

A Acqua Regis® pode lhe auxiliar na melhoria do seu sistema de tratamento e oxigenação de água e na elaboração do seu novo projeto. Consulte-nos

Thyper S50-PD®

Tecnologia de desinfecção e sanitização à base de coloides de prata ativada com peróxido de hidrogênio estabilizado


As indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêuticas e de laticínios estão expostas à diversas contaminações, seja com microrganismos deteriorantes ou patógenos, desde o recebimento de produtos e sua estocagem, até as linhas produtivas e de embalagem, devido à disponibilidade de matéria orgânica e inorgânica.

Os produtos industrializados correm o risco constante de contaminações por agentes patogênicos, e esta contaminação pode ser nociva ao ser humano ou a qualquer usuário do produto.

Os consumidores têm o direito de esperar que os produtos que consomem sejam seguros e de alta qualidade, especialmente no tocante às contaminações.

Todas as superfícies, equipamentos, utensílios e materiais que estão em contato direto ou indireto com os produtos são focos de contaminação e devem ser higienizados.

Thyper S-50 PD® (Professional Disinfection) é um desinfetante líquido ideal para diversos tipos de aplicações na indústria de processamento de alimentos, bebidas e afins. A higiene tem um papel essencial no processamento, preparação e consumo dos produtos.

Thyper S50-PD® - Coloides de Prata Ativada com Peróxido de Hidrogênio Estabilizado

Thyper® é uma moderna combinação de Colóides de Prata Ativa com Peróxido de Hidrogênio Theyper estabilizado, que pode ser aplicado em diversos segmentos, graças a uma formulação que une estabilidade e segurança. Sua composição única é segura para as pessoas e para o meio ambiente, proporcionando uma alternativa ideal aos produtos baseados em halogêneos - flúor, cloro, bromo, iodo, aldeidos, fenóis, compostos de amônia quaternária, dentre outros.

Benefícios de Thyper S-50 PD®:

  • Elevada eficácia no combate à patógenos
  • Elevada eficácia na remoção do biofilme
  • Não gera nenhum resíduo tóxico ou perigoso
  • Dispensa enxague após aplicação, na maioria dos casos
  • É 100% biodegradável
  • Não tóxico e pH neutro depois de dosado
  • Inodoro, sem sabor e sem cor depois de dosado

Como Thyper S-50 PD® funciona?

Embora o peróxido de hidrogênio e a prata tenham limitações de desinfecção quando aplicados isoladamente, a combinação sinérgica dos dois elementos produz um biocida de alta eficiência. Trata-se da combinação ideal entre estabilidade e reatividade.

A aplicação com peróxido de hidrogênio não traz grande eficácia contra bactérias porque estes microrganismos podem secretar a enzina catalase (também conhecida como hidroperoxidase), que forma um escudo reagente próprio e impede que ele atinja a membrana celular e destrua a bactéria.

É neste mecanismo de ação que entram os colóides de prata. A prata emite energia eletrostática que desestabiliza o escudo de defesa da bactéria (enzima catalase), permitindo que o peróxido de hidrogênio ataque a membrana celular e a destrua.

O mesmo processo ocorre no interior de tubulações, de forma que Thyper® oferece as propriedades físico-químicas necessárias para a remoção do Biofilme.

Theyper Theyper Theyper Theyper Theyper Theyper

Testes de segurança e eficácia de Thyper S50-PD®

Thyper S-50 PD® é um poderoso biocida que, mesmo em alta concentração de diluição (10%), não apresentou riscos à saúde, conforme conclusões dos seguintes estudos:

  • Não classificado como irritante para a pele, pois a média das graduações cutâneas foi menor que os valores estabelecidos pelo GHS, 2003 para classificação, conforme Estudo de Irritação e Corrosão Cutânea RE. 413.0039.16, de 02/Ago/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 404 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2015).
  • DL50 oral superior a 2000 mg/kg de peso corpóreo, conforme Avaliação da Toxicidade oral Aguda RE. 413.0039.16, de 11/jul/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 423 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2001).
  • Não classificado como irritante para os olhos, pois a média das graduações oculares foi menor que os valores estabelecidos pelo GHS, 2003 para classificação, conforme Teste de Irritabilidade e Corrosão Ocular RE. 421.0041.16, de 08/Ago/2016, realizado por Bioagri Laboratórios Ltda de acordo com o Guideline nº 405 da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2012).

Quanto à eficácia no combate a patógenos, além dos organismos de Avaliação da Atividade Antimicrobiana exigidas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns outros testes conduzidos por Patrocinadores Independentes são apresentados abaixo:

Teste de avaliação Thyper S50-PD® como desinfetante de água

Ensaios realizados por FREITAG Laboratórios
Ensaio Determinação da Atividade antimicrobiana reducional (Time Kill Test) pela técnica de suspensão e plaqueamento.
CEPA ATCC Carga microbiana inicial Diluição % 10 min 1 hr 24 hrs 6 dias 12 dias

Staphylococcus aureus ATCC 25923 CRM 0360

4,4 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Escherichia coli ATCC 25922 CRM 0335

3,4 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Citrobacter freundii ATCC 43864 CRM 0229

1,2 x 103
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0
Concusão:

  • Os resultados obtidos foram discriminados como Conformes e/ou Eficientes, pois não houve crescimento dos microrganismos perante as diluições e períodos de incubações testados. Não foi utilizado fator de redução logarítmica, devido à ausência de crescimento dos microrganismos.
  • O produto está apto para a comercialização levando em consideração as diluições utilizadas neste estudo.
  • A determinação da eficiência antimicrobiana compete ao produto analisado de composição, embalagem, lote e condições de processamento analisado no estudo.
  • Os resultados se aplicam somente às amostras recebidas para análise.

Teste de avaliação Thyper S50-PD® como desinfetante de superfícies

Ensaios realizados por FREITAG Laboratórios
Ensaio Determinação da Atividade antimicrobiana reducional (Time Kill Test) pela técnica de suspensão e plaqueamento.
CEPA ATCC Carga microbiana inicial Diluição % 5 min 10 min 15 min 6 dias 12 dias

Escherichia coli ATCC 25922 CRM 0335

5,5 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Salmonella spp ATCC 13076 CRM 0345

4,2 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Listeria monocytogenes ATCC 19111 CRM 0277

5,1 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0

Salmonella typhimurium ATCC 14028 CRM 0363

4,5 x 106
1% 0 0 0 0 0
2% 0 0 0 0 0
4% 0 0 0 0 0
Concusão:

  • Os resultados obtidos foram discriminados como Conformes e/ou Eficientes, pois não houve crescimento dos microrganismos perante as diluições e períodos de incubações testados. Não foi utilizado fator de redução logarítmica, devido à ausência de crescimento dos microrganismos.
  • O produto está apto para a comercialização levando em consideração as diluições utilizadas neste estudo.
  • A determinação da eficiência antimicrobiana compete ao produto analisado de composição, embalagem, lote e condições de processamento analisado no estudo.
  • Os resultados se aplicam somente às amostras recebidas para análise.