Fumigação utilizando Íons e Ozônio. Diga adeus ao formol!
Até bem pouco tempo, não existia nenhum produto substituto para o formaldeído, ou apenas formol.
É fato inegável que a eficiência do formaldeído como agente desinfetante é incomparável, mas o seu uso contínuo acarretam em problemas sérios de saúde nos colaboradores que se expõem a ele por muito tempo.
A exposição ao formaldeído aumenta o risco de câncer de faringe, nasofaringe e cérebro em anatomistas e patologistas, além de causar também dermatites e reações alérgicas.
Os efeitos locais parecem apresentar um papel mais importante comparativamente com os efeitos sistêmicos, devido a sua reatividade e rápido metabolismo nas células da pele, trato gastrointestinal e pulmões. Além disso, pode causar dermatites, irritação dos olhos, irritação respiratória e edema pulmonar. Portanto, o formaldeído tem propriedades carcinogênicas e o contato direto e prolongado causa danos sérios ao organismo além de poder levar à morte.
Caráter carcinogênico do formol
Em 2006, foi comprovado o caráter carcinogênico do formaldeído graças a estudos realizados em animais pela IARC - Agência Internacional de Pesquisa do Câncer. A exposição por contato direto, ingestão ou inalação podem gerar dermatites de contato, irritação nos olhos, deficiências respiratórias e gastrointestinais, podendo evoluir para formas neoplásicas, como o aumento no risco de leucemia identificado em patologistas e embalsamadores.
O uso de EPIs é imprescindível para manipulação deste aldeído, sendo necessário tomar medidas cabíveis caso haja contato direto deste com a pele.
Mesmo com o número reduzido de publicações referentes aos efeitos tóxicos do formaldeído, é possível comprovar que este pode gerar inúmeros problemas às pessoas expostas por períodos prolongados, como colaboradores de granjas, Incubatórios e outros locais onde o formol é utilizado como agente germicida ou desinfetante.
Irritações no trato respiratório de macacos revelaram degeneração precoce e leve metaplasia escamosa em toda via aérea, que é também observada que a proliferação celular em animais expostos aumentou 18 vezes em relação ao grupo controle, aumentando assim a chance de neoplasias.
Existe algo que possa substituir o formol com eficiência e segurança?
Sim, agora existe, e a Acqua Regis® é pioneira nessa tecnologia!
Um equipamento de geração de agentes descontaminantes amigáveis ao homem, animais e ao meio ambiente, denominado SaniAir®, foi desenvolvido pela Acqua Regis®.
Embarcado no equipamento estão as duas tecnologias à base de plasma frio, consideradas até o momento como as mais eficientes para esse fim, sendo Plasma Íons e Plasma de ozônio.
O que é o Plasma?
O plasma é um dos quatro estados fundamentais da matéria. Trata-se de um gás qualquer que teve os seus elétrons arrancados devido a um grande aumento de energia. Todos os gases que recebem quantidades suficientemente grandes de energia podem ter os seus átomos e moléculas ionizados, ou seja, ter os seus elétrons distanciados a ponto de eles deixarem de sofrer uma grande atração elétrica aos seus núcleos atômicos.
O plasma comporta-se portanto, como uma “nuvem” de prótons, nêutrons e elétrons livres, diferentemente dos gases que são formados por átomos e moléculas neutras. Além disso, as partículas de carga elétrica positiva (prótons) e negativa (elétrons) do plasma atraem-se mutuamente, mas não são capazes de se ligarem, devido à grande velocidade e agitação térmica comuns a esse estado da matéria.
A geração de íons ou ânions, bem como a fabricação dos geradores de ozônio não são novidades no mercado, mas o grande segredo não está no que é gerado, mas sim como, em qual volume e em que tempo.
A simples associação dessas tecnologias não consegue gerar um resultado que consiga sobrepor a eficiência do formaldeído, mas o saber fazer, sim!
SaniAir Plasma®
De fácil instalação e manutenção
SaniAir Plasma® , pode ser instalado em substituição aos queimadores de formol, bastando apenas substituir o queimador de formol por ele.
Seu funcionamento é igual ao do formol, respeitando o tempo de fumigação e exaustão já programado para o sistema de queima do formol.
Sua manutenção é simples. SaniAir Plasma® , precisa apenas de uma manutenção simples, sendo a limpeza do filtro de ar.
A Acqua Regis® , disponibiliza os equipamentos SaniAir Plasma® por meio de locação, não sendo necessário investimento para a sua aquisição e uso. Consulte-nos
Benefícios da substituição do Formol por SaniAir Plasma® :
- sem custo de aquisição (zero CAPEX);
- eficiente contra vírus, bactérias, mofos e fungos;
- baixo consumo de energia (15 a 30 watts dependendo da potência aplicada);
- não tem consumíveis (autogerador);
- não gera produtos tóxicos residuais;
- não provoca doenças;
- fácil instalação;
- fácil manutenção.